FICASE realiza 1º campeonato “Kids Athletics”

A FICASE realizou neste  final de semana, sábado, 20 de junho, o 1º Campeonato Nacional "Kids Athletics", (Brincar ao Atletismo), no Estádio Nacional da Praia.

Esta iniciativa do Campeonato Nacional, "Brincar ao Atletismo" enquadra-se no âmbito da implementação do programa "Escola Promotora de Saúde", EPS, de Cabo Verde.

A competição decorreu entre as escolas do Ensino Básico dos concelhos de Santa Cruz, Escola de Achada Campo, São Salvador do Mundo, EBI de Achada Leitão, Escola Vila Alto Peixinho do Porto Novo e Escola de Cova Figueira de Santa Catarina do Fogo.

FICASE e instituições parceiras promovem formação sobre alimentação saudável

alimento5A FICASE, Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar, em parceria com outras instituições realiza de 18 de maio a 4 de junho, uma formação intensiva sobre alimentação saudável.

A formação decorre na cidade da Praia e destina-se a técnicos de vários setores, nomeadamente da educação, da saúde e representantes das comunidades.

Este curso é desenvolvido em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas "Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional nas Escolas", Ministério do Desenvolvimento Rural, Ministérios da Saúde e Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A formação tem como objetivo reforçar as capacidades técnicas das estruturas locais da saúde, educação e alimentação escolar, com vista a assegurar a formação contínua da equipa das cantinas escolares.

Pretende-se ainda com esta formação criar as condições, para garantir uma alimentação saudável junto da comunidade escolar, das estruturas de saúde e da população em geral.

 

  

Cabo Verde será o palco do 17º Fórum “Global Child Nutrition Foundation”

Encontra-se de visita em Cabo Verde, uma delegação da organização GCNF, "Global Child Nutrition Foundation", composta por membros do Centro de Excelência Contra a Fome e da Global Child Nutrition Foundation", para contactos com entidades e verificar no terreno as preliminares e os contextos logísticos da realização do 17º fórum Mundial sobre a Nutrição Infantil, a ter lugar na ilha do Sal, de 28 de setembro a 2 outubro do corrente ano.

O 17º Fórum "Global Child Nutrition Foundation" trata-se de um encontro internacional, que reúne especialistas e organizações de mais de 40 países, com cerca de 250 pessoas, entre governantes e autoridades mundiais, para debaterem a Nutrição Infantil no mundo.

Este ano o evento será realizado em Cabo Verde e está sendo organizado a nível nacional pela FICASE, com a colaboração da GCNF e do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial da Alimentação da ONU.

O último fórum teve lugar em 2014, em África do Sul, onde todos os países presentes assinaram oficialmente a Declaração do GCNF, assumindo o compromisso claro de promover a alimentação escolar, a partir de produtos locais, com benefícios concretos e multissectoriais. Esta declaração destaca a diversidade da dieta e da nutrição, a agricultura familiar e a colaboração Sul-Sul.

A comunicação pública da realização do fórum em Cabo Verde será feita hoje, dia 27 de maio, pelas 16h30, pela Sra. Ministra da Educação e Desporto, Dra. Fernanda Marques, acompanhada do Sr. Presidente da FICASE, Dr. Felisberto Moreira e da equipa de GCNF, Dr. William e do Centro de Excelência Contra a Fome, Dra. Sharon Freitas.

 

 

Ana Reis Teixeira

PROGRAMA CONJUNTO

Várias escolas são apoiadas pelo Programa Conjunto para implantar hortos escolares modelo, que são utilizados para promover trocas de experiência entre as escolas. O engajamento da comunidade educativa é essencial para o sucesso dessas actividades. O Programa Conjunto desenvolve material pedagógico e organiza a formação dos actores envolvidos.

 

Clique para tranferir

Desdobravel 2015 LEI FINAL small   Desdobravel UNJP 2015 Final small   Factsheet CL CaboVerde portugues   Guia Compras Locais 2015 final small   InfoFICASE N 5 MARCO 2015   Lei Mecenato final