Fórum Nacional Nacional da Educação

O Ministério da Educação, em conformidade com os princípios da democracia, transparência, abertura, pluralidade de opiniões, participação e responsabilidade dos cidadãos e da sociedade em geral, organizou nos dias 8, 9 e 10 de novembro do corrente ano, um Fórum Nacional de Educação, com vista à implementação do Programa da IX Legislatura nos domínios da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Programa do IX Legislativo prevê uma educação de excelência, equitativa e inclusiva e um sistema educacional integrado no conceito de economia do conhecimento e num ambiente escolar e universitário com uma cultura de pesquisa, experimentação e inovação, proporcionando à proficiência, ciência e tecnologia da língua de Cabo Verde, um perfil cosmopolita na sua relação com o mundo, valorizando e motivando para a aprendizagem ao longo da vida. O Fórum Nacional de Educação é uma forma de comunicar e promover a consciencialização em relação ao Plano Estratégico de Educação, ao mesmo tempo mobilizar os diversos atores envolvidos no desenvolvimento da educação do país.
 
 
Objectivos
 
Gerais 
•Criar um ambiente de reflexo, e de parceria e compromisso, entre os diferentes intervenientes e parceiros na educação a politica da educação e para a implementação do Plano estratégico nos próximos anos.
•Estabelecer mecanismo de monitoria e acompanhamento do plano
 
Específicos 
•Divulgar as politicas e estratégias principais do Plano Estratégico de Educação para um melhor entendimento e responsabilidade conjunta para a implementação de politicas educativas delineadas pelo Ministério da Educação, no âmbito da nova reforma educativa;
•Refletir sobre as questões principais que mereçam melhor debate/aprofundamento para assegurar a operacionalização das prioridades da política do governo para os próximos anos;
 
Resultados esperados
•R1: partilhadas e consensualizadas com a comunidade educativa e parceiros as orientações prioritárias do Plano Estratégico da Educação.
•R2: apresentadas as recomendações e práticas inovadoras a serem implementadas
 
Estrutura da FNE
Para facilitar o processo de diálogo entre os participantes e os oradores, o fórum será estruturado na base das seguintes metodologias:
 
Sessão VIRTUAL
  Debate e recolha de subsídios via facebook 
 
Sessões Plenárias 
•iniciativas inovadoras, perspetivas pedagógicas que afetam o modo como ensinamos e as metodologias educativas que permitem às instituições responder eficientemente às necessidades dos alunos e melhorar a qualidade da educação.
 
Discussões em Painel
•Apresentação do Plano Estratégico de Educação: Área temática do dia
•Destacar os principais desafios do sistema educativo e as orientações que o plano estratégico prevê para superar esses desafios.
•Apresentadores de cada painel fazerem uma reflexão sobre os conteúdos do Plano Estratégico, pensando na implementação, nos benefícios & desafios, e nas recomendações que acompanham a implementação do Plano da Educação. 
 
Sessões de Grupo
•Três sessões paralelas terão lugar ao mesmo tempo, abordando diferentes temas relacionados com a área temática do dia.
•Durante cada sessão, diferentes apresentadores estarão presentes para discutir questões pertinentes relacionadas com o tema em sua área de especialização.
•Este formato servirá de plataforma para dialogar com os participantes, com o objetivo de visualizar riscos e oferecer recomendações para o processo de implementação do plano estratégico.