FICASE participa no Iº Congresso de Gestão e Inovação em Saúde Escolar realizado na Guarda, Portugal

FICASE participa no Iº Congresso de Gestão e Inovação em Saúde Escolar realizado na Guarda, Portugal

 

Congresso

 

A Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar - FICASE, participou no dia 26 de outubro, através de vídeo conferência, no Iº Congresso de Gestão e Inovação em Saúde Escolar, promovido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico Superior da Guarda, Portugal, que aconteceu nos dias 25 e 26 de Outubro de 2019.

A participação de Cabo Verde esteve a cargo do Dr. Henrique Fernandes, Diretor do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), que versou sobre o tema "A Saúde Escolar em Cabo Verde" - Experiência das Escolas Promotoras de Saúde (EPS). No decorrer da apresentação, fez-se uma retrospectiva qualiquantitativa do percurso da iniciativa EPS no país, com destaque para o envolvimento dos parceiros nacionais e internacionais, os resultados conseguidos e os desafios que o país enfrenta nesta matéria.

A nossa apresentação teve ainda comentários do PCA da FICASE, Dr. Albertino Fernandes e da Dra. Eleonora Sousa, Diretora do Serviço de Inclusão Educativa e Promoção de Cidadania do ME, ambos sublinhando a importância de se conseguir mais parceiros com vista a uma melhor implementação de ações ligadas à saúde escolar, sobretudo, na investigação, onde a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico Superior da Guarda, mostrou-se aberta a conhecer melhor a nossa realidade, e quiçá, colaborar com as instituições nacionais com mais vocação nesta matéria.

Recorde-se que a iniciativa EPS em Cabo Verde decorreu de Março de 2010 a dezembro de 2015, num investimento de 225.000 Euros, maioritariamente financiado pelo Governo de Luxemburgo, que beneficiou alunos do ensino básico, professores, servidores de saúde e comunidade.

 

FICASE, 35 Anos de Ação Social Escolar