Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação comemorado sob o lema: “Nossas ações são o nosso futuro. Dietas Saudáveis no mundo. #FomeZero

Dia Mundial da Alimentacao

A comemoração do dia Mundial da Alimentação teve início em 1981, sob o lema: A comida vem primeiro. Atualmente é celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

Desde 1981, um tema diferente é destacado a cada ano para chamar a atenção de todos sobre as ações e os investimentos necessários na agricultura e a colaboração do setor da educação e da saúde na erradicação da fome e da malnutrição.

Em Cabo Verde, todos os anos são realizadas diversas atividades para assinalar a efeméride, sendo as escolas um dos principais promotores de ações socioeducativas, como palestras, feiras de alimentação saudável, com degustação de pratos típicos cabo-verdianos, etc.

A FICASE, Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar, desde a sua criação em 1983, vem contribuindo de forma decisiva num primeiro momento na atribuição de uma refeição quente aos alunos, contribuindo assim na diminuição do abandono escolar e na massificação do ensino básico e, atualmente, proporcionando a aproximadamente 100 mil alunos do ensino básico obrigatório uma alimentação saudável e saborosa.

Para 2019, o lema escolhido é “Nossas ações são o nosso futuro. Dietas Saudáveis no mundo. #FomeZero”, cujo ato central realiza-se em Assomada - Santa Catarina, na Universidade de Santiago. Ainda pretende-se realizar uma marcha, no dia 19 de outubro.

Este ano, para comemorar a data, a FICASE e a Sumol+Compal realizaram o “Dia Compal em Cabo Verde” na Escola João José dos Santos, em S. Vicente, com momentos de diversão, convívio e aprendizagem de hábitos e estilos de vida saudáveis (higiene pessoal, saúde oral e alimentação saudável), tendo no mesmo espaço, crianças, professores e Pais e Encarregados de Educação. O evento já foi realizado em várias escolas da Ilha de Santiago.

De realçar que em 2015, realizou-se, em Cabo Verde, o XVII Fórum Global sobre Nutrição Infantil, na ilha do Sal, colocando assim o país no mapa mundial da nutrição infantil, e conhecer os ganhos tidos nesta matéria.

Esta data corresponde à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, principal pivô internacional na dinamização de ações que visam a erradicação da fome pela via da alimentação. A FAO comemora este ano os seus 74 anos de existência.

 

FICASE, 35 Anos de Ação Social Escolar https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t75/1/16/1f1e8_1f1fb.png");">🇨🇻

#FICASE #DiaMundialDaAlimentação #FomeZero #AlimentaçãoEscolar #CaboVerde